As coisinhas da Minds

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos..."

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Toxoplasmose

Estando eu grávida, decidi pesquizar acerca da toxoplasmose, porque descobri, através de análises, não estar imune á doença. Vou então partilhar convosco:

Doença infecciosa originada pelo parasita Toxoplasma gondii, que se encontra em fezes de gatos (multiplica-se no intestino dos gatos), sendo preciso ter especial cuidado com a manipulação das “caixas” de dejectos destes animais; encontra-se também na carne crua.
A mulher grávida pode ser contaminada durante este processo ou em contacto com a terra por onde circulem gatos, e existam fezes, que contém oocistos libertados pelo parasita.
Os oocistos resultam do ciclo sexuado do parasita que ocorre apenas nos intestinos dos felinos (não acontece com os cães, por exemplo).
A mulher grávida deve estar atenta porque também pode ser contaminada pela ingestão de alimentos mal cozinhados como a carne mal passada de animais que contenham este parasita. Além disso, as pessoas que trabalham em jardinagem ou mexem habitualmente em carne crua correm também riscos de contrair toxoplasmose.

Cuidados a ter :

Lavar sempre bem as mãos depois de tratar dos dejectos do gato (os gatos são portadores, ainda que não sofram da doença);
Usar sempre luvas na jardinagem e lavar muito bem as mãos após;
Cozinhar muito bem a carne 15 a 20 min antes do consumo (esta bactéria é muito sensível ao calor e destrói-se a altas temperaturas); evitar comer carne mal passada, ovos crus, vegetais mal lavados e frutas não descascadas;
Evite enchidos: alheiras, chouriços, presuntos, negritos, farinheiras, etc.;
Não beber leite não pasteurizado;
Lavar as mãos antes de comer;
Ter cuidado com alimentos que foram expostos ao ar e que correm risco de ser contaminados por moscas ou baratas, insectos que propagam frequentemente a toxoplasmose.

Marcadores:

1 Comentários:

  • Às 20 de abril de 2009 às 15:44 , Blogger Tanita disse...

    Eu também não estava imune...

    Continuei a ter contactos com gatos. Só não mexia na caixa das necessidades! ;)

    Nunca comi salada fora de casa. E fiz o sacrifício de comer carne de vaca muito bem passada! A de porco sempre comi bem passada, a de vaca é que adoro em sangue!

    Beijinhos e tudo a correr bem!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial