As coisinhas da Minds

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos..."

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Fibromialgia

(Artigo da revista Farmácia Saúde do número 33 de Junho de 1999)

Dores por todo o corpo. Músculos tão tensos ao levantar que é difícil movimentar-se. Sensação de fadiga constante e dificuldade em adormecer. Este é o cenáriofamiliar às pessoas que sofrem de fibromialgia.

A fibromialgia traduz-se por dores crónicas nos músculos, ligamentos e tendões. É frequentemente denominado de síndroma de fibromialgia, uma situação queenvolve vários sintomas que ocorrem conjuntamente.

Apesar de ainda não se conhecer tudo sobre o fenómeno, sabe-se já que o principal sintoma da fibromialgia são as dores.

A dor pode apresentar-se sob a forma de um ataque agudo. Por vezes é também identificada pelos doentes como uma sensação de queimadura. É frequentementeacompanhada por uma sensação de endurecimento nos músculos, tendões e ligamentos.

Embora possa parecer-se com uma enfermidade das articulações, não é uma forma de artrite e não provoca deformações nas articulações. A fibromialgia podeestar associada a dificuldades em adormecer, fadiga, ansiedade, stress, depressão, entorpecimento, dores de cabeça, tremuras das mãos e dos pés, problemasde digestão e sensibilidade às mudanças de temperatura.

Tendência para se tornar crónica

Os sintomas podem aparecer e afastar-se, mas tipicamente nunca desaparecem completamente. Na maior parte dos casos são mais graves durante o primeiro anoem que a situação ocorre. Embora tenha tendência para se tornar crónica, a fibromialgia não é progressiva nem representa uma ameaça à vida.

Os médicos têm ainda muito para aprender sobre as causas da fibromialgia. Há numerosas teorias, mas nenhuma está ainda provada. Uma teoria é que certosfactores - como o stress, falta de exercício físico, carência de sono e traumas físicos ou emocionais - podem provocar a situação em pessoas que são maissusceptíveis à dor.

Outros cientistas acreditam que o síndroma pode estar ligado a um ferimento ou trauma que afecte o sistema nervoso central. Os investigadores estão aindaa explorar a possibilidade de associações com outros factores.

Uma dor que persiste apesar de tudo parecer bem

A fibromialgia é diagnosticada com muito maior frequência entre as mulheres do que nos homens. No entanto, alguns médicos teorizam que a fibromialgia podeser muito mais comum entre os homens do que aquilo que as estatísticas indicam, o que talvez se possa explicar pelo facto de que eles estão muito menosdispostos a consultar um médico devido apenas a dores generalizadas.

Não é fácil diagnosticar a fibromialgia. Não há ainda um teste que possa confirmar ou determinar esta situação clínica. Por outro lado, muito dos sintomasimitam os de outras doenças, como uma baixa produção de hormonas da tiróide, a doença de Lyme ou a artrite reumática.

Em muitos casos, os doentes de fibromialgia obtém resultados de total normalidade quando se submetem a vários testes médicos. E contudo a dor persiste emmanifestar-se.

A importância de dormir

Para muitas pessoas com fibromialgia, dormir não representa uma fuga aos dolorosos sintomas que sofrem durante o dia. A fibromalgia é uma doença que levamuitos dos seus pacientes a enfrentar problemas de sono.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial